Full 1
Full 1

 

Dicionário Dermatológico

 

Carcinoma Basocelular
É o tipo de câncer mais comum, porém possui comportamento altamente benigno. Leva esse nome por ser constituído de células basais que compõem a camada mais profunda da epiderme. Aparece geralmente na cabeça e no pescoço.

 

Carcinoma Espinocelular
Segundo tipo de câncer mais comum, é também pouco agressivo. Tem sua origem na camada mais superficial da epiderme. Os locais em que ele mais aparece são na orelha, colo, lábios, braços e pernas.

 

Cisto Epidérmico
Trata-se de um nódulo benigno que, na maioria das vezes, possui orifício central que drena queratina (massinha branca e mal cheirosa) quando manipulado. Desenvolve-se principalmente nas regiões com maior acúmulo de glândulas sebáceas, como o rosto e o tronco.

 

Controle de Margens por Congelação
O exame anatomopatológico é realizado de forma especial durante o procedimento cirúrgico, permitindo a remoção do câncer por completo ao mesmo tempo em que salva o máximo possível de pele saudável.

 

Eletrocoagulação de Lesão
Consiste na destruição de um tecido vivo através do uso de corrente elétrica de alta frequência.

 

Exame Anatomopatológico
Exame realizado por médico patologista. Consiste na avaliação das células através da observação ao microscópio do fragmento de pele removido na biópsia ou no procedimento cirúrgico. Sua função é confirmar o diagnóstico e, nos casos de câncer de pele, informar se a lesão foi completamente removida. O resultado demora entre 7 e 15 dias para ser liberado.

 

Hidradenite Supurativa
Doença crônica e inflamatória, caracterizada por nódulos doloridos, abscessos ou fístulas. Aparece geralmente na região da axila ou da virilha, mais raramente glúteos e coxas. É normalmente confundida com furunculose de repetição e foliculite.

 

Lipoma
Tumor benigno composto por células de tecido adiposo (gordura). Se apresenta como um nódulo profundo.

 

Melanoma
É o tipo menos frequente de câncer de pele. Seu índice de mortalidade é mais alto, porém as chances de cura são de mais de 90% quando detectado precocemente. Tem origem nos melanócitos, células responsáveis pela coloração da pele. Pode aparecer em qualquer parte do corpo, como mucosas, vísceras e olhos.

 

Onicocriptose
É a chamada unha encravada.

 

Rinofima
Afecção do nariz que se caracteriza por um aspecto inchado, bulboso e grosseiro, causado por uma infiltração granulomatosa nos pacientes portadores de rosácea.

 

Tumores Ungueais
Lesões que alteram a forma ou espessura das unhas. Muitas vezes essas lesões são confundidas com micose e erroneamente tratadas.

 

Xantelasma
Tumor benigno da pele ligado a alterações no metabolismo dos lipídios. Clinicamente, é uma lesão amarelada que ocorre, principalmente, na região das pálpebras.